Moscou e Tóquio consideram que o teste nuclear norte-coreano merece uma resposta firme e representa um desafio à segurança internacional, informou neste sábado o Kremlin após uma conversa telefônica entre o presidente russo, Dmitri Medvedev, e o premiê japonês, Taro Aso.

"Medvedev e Aso declararam que é preciso reagir com firmeza às ações norte-coreanas, que constituem um desafio ao sistema de segurança internacional", afirma um comunicado do Kremlin. Ambos concordaram em coordenar os esforços na elaboração de uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU, segundo o comunicado.

Em Cingapura, o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, e seus colegas sul-coreano, Lee Sang-hee, e japonês, Yasukazu Hamada, defenderam uma solução multilateral para enfrentar a ameaça das ambições nucleares da Coréia do Norte. O encontro fez parte da agenda da Conferência Asiática de Segurança.

Cada um dos ministros leu um breve comunicado no qual reafirmou seu compromisso de trabalhar junto com os outros, em uma frente comum para conseguir o objetivo de desmantelar as armas nucleares da península coreana, uma ameaça para a paz e a segurança na região.

Com informações da EFE.

0 comentários

Postar um comentário

CONFIRA MUITO MAIS

FIQUE POR DENTRO SAIBA MAIS

Recent Post

Archive

      Labels

      Seguidores