Fontes do governo de Seul dizem que a Coreia do Norte prepara testes de mísseis de médio e longo alcance a partir de suas duas costas, informou nesta terça-feira a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Conforme a Yonhap, um parlamentar relatou que Pyongyang transferiu um míssil de longo alcance para uma plataforma de lançamento no litoral oeste do país. Outras fontes teriam informado que ao menos três mísseis de médio alcance foram vistos na costa leste. Os três ou quatro projéteis localizados no leste poderiam ser modelos Rodong de médio alcance, já testados anteriormente pela Coreia do Norte.

Segundo o legislador disse à Yonhap, a Coreia do Norte poderia estar preparando o lançamento simultâneo dos projéteis.

Um oficial americano confirmou que um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os Estados Unidos está sendo preparando em uma base na costa oeste.

Na Coreia do Sul, as tropas estão em alerta máximo, e um navio de alta velocidade, equipado com mísseis guiados, foi mandado à costa ocidental, onde Pyongyang fez exercícios anfíbios.

Em comunicado, a Marinha sul-coreana afirmou que o navio está preparado para "frustrar intenções provocativas navais da Coreia do Norte e destruir o inimigo em caso de provocações." Seul também enviou barcos da guarda costeira para escoltar embarcações de pesca nas proximidades da ilha ocidental de Yeonpyeong.

Depois da condenação internacional ao lançamento de um foguete de longo alcance, em abril passado, que a Coreia do Norte alegou ter sido realizado apenas para colocar um satélite em órbita, o país ameaçou testar a sua capacidade balística e advertiu sobre um segundo teste nuclear, que ocorreu em 25 de maio passado. Desde então, outros foguetes foram lançados.

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidos) analisa a possibilidade de adotar medidas punitivas às ações recentes de Pyongyang. No entanto, ainda há dúvidas sobre um consenso, já que os EUA e o Japão defendem novas sanções, enquanto a China e a Rússia têm sido mais moderadas.

Nesta terça-feira, o subsecretário de Estado americano, James Steinberg, afirmou que os EUA querem "ideias criativas". "Existem ideias muito criativas que estamos compartilhando com nossos parceiros", disse após reunião com o premiê japonês, Taro Aso, em Tóquio.

0 comentários

Postar um comentário

CONFIRA MUITO MAIS

FIQUE POR DENTRO SAIBA MAIS

Recent Post

Archive

      Labels

      Seguidores