colaboração para a Folha Online

O presidente Barack Obama afirmou que os Estados Unidos "são um dos maiores países muçulmanos do mundo" e pediu por um melhor diálogo entre o Ocidente e o Islã, em uma entrevista veiculada nesta terça-feira pela emissora francesa de TV Canal+.

"O que estou tentando fazer é abrir um diálogo para que o mundo muçulmano possa melhor compreender como os EUA e o mundo ocidental em geral, concebem alguns problemas difíceis, como o terrorismo ou a democracia", afirmou.

Por outro lado, segundo Obama, o Ocidente "também deveria conhecer melhor o Islã". "Acho que há um verdadeiro conflito atualmente entre os que dizem que o Islã é irreconciliável com a vida moderna e os que pensam que, ao contrário, o Islã sempre soube evoluir com o progresso", acrescentou.

A entrevista ao Canal+ foi transmitida antes da primeira viagem de Obama a um país muçulmano. Nesta quarta-feira (3), ele chegará a Arábia Saudita, onde vai se reunir com o rei Abdullah. Na quinta-feira (4), o presidente americano deve honrar no Cairo, Egito, uma de suas promessas de campanha e fazer um importante discurso destinado ao mundo muçulmano.

Desde que assumiu a Presidência, em janeiro, Obama tem pedido mais tolerância e diálogo entre os EUA e países muçulmanos. Essa relação ficou abalada com a "guerra ao terror" do ex-presidente George W. Bush (2001-2009), que foi encarada pelo mundo islâmico como perseguição.

Para melhorar a imagem na região, Obama tenta ainda reavivar o processo de paz entre palestinos e israelenses. A expectativa é de que ele fale sobre esse assunto durante o discurso no Egito, embora a Casa Branca já tenha informado que não há planos nesse sentido.

A viagem de Obama prevê ainda uma passagem pela Alemanha e, no sábado, ele deve participar na França, junto com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, das comemorações do chamado "Dia D", quando forças aliadas desembarcaram na Normandia durante a Segunda Guerra Mundial.

0 comentários

Postar um comentário

CONFIRA MUITO MAIS

FIQUE POR DENTRO SAIBA MAIS

Recent Post

Archive

      Labels

      Seguidores