pós 11 de setembro,  apostou no cyberterror

Como já esperado por especialistas que acompanham o fenômeno do terrorismo, nesta sexta-feira, o presidente Barack Obama decretou a “infoguerra” e a justificou. Por exemplo, lembrou de ataques ocorridos e dos riscos à segurança dos sistemas de segurança civil.

O uso da web por organizações terroristas não é novidade. O problema, e isto integra relatórios na posse do presidente Obama, é a difusão de sites a transmitir mensagens, a gerar na multiplicação de adeptos do alqedismo, de fanáticos religiosos e de anarcohackers.

Não se trata de novidade, friso.

Nos anos 90, a Al Qaeda inaugurou o seu primeiro site. Ele foi chamado de “Al Neda”. Estava registrado no Texas e em Singapura, como se descobriu depois do trágico 11 de setembro de 2001.

Antes da supracitada tragédia de 11 de setembro, — e isto consta de documentos arquivados no Pentágono–, os 007 ocidentais passaram à CIA (agência de espionagem dos EUA) uma carta, apreendida no Afeganistão, que fora enviada por Osama Bin Laden ao seu sogro e chefe dos talebans, o mulá Omar.

Na carta, Bin Ladin já falava que a “batalha” principal iria se desenvolver no campo da propaganda.

Com exclusividade para Terra Magazine, segue um parágrafo da referida carta: “Nós devemos transmitir a nossa mensagem às massas das nações e destruir a barreira midiática imposta ao movimento da Jihad”.

Para ter idéia, os 007 dos serviços de inteligência do Ocidente e os agentes da CIA estimam em 7 mil o número de sites de perfil filo-alqaedistas.

PANO RÁPIDO. O ciber-czar a ser escolhido pelo presidente Obama vai ter a dificílima tarefa de combater sofisticadas redes que transmitem mensagens, ordens, vírus e segredos.

A filosofia da “Al Qaeda.com”, –como já destaquei no post de quinta-feira deste blog–, pode ser resumida na frase “Faça você Mesmo”. Com isso, a cúpula da Al Qaeda difunde a idéia, que já vingou em ataques ao metrô de Londres, de que atos violentos podem ser realizados sem necessidade de autorização da cúpula alqaedista.

Em vídeo, Bin Laden e Ayman al Zawahiri já falaram que os “jihadistas” devem buscar as suas próprias armas para atacar o Ocidente. Todos devem lutar e não ficar a esperar apenas ações dos grupos regulares da organização.

Em muitos sites interceptados pelos ciber-007, descobriu-se jihadistas sendo adestrados por internet. E se ensinava como fazer bombas com celulares programados para a função de detonar explosivos. O “Faça você Mesmo” será o grande desafio para o futuro ciber-czar do presidente Obama.

–Wálter Fanganiello Maierovitch–

0 comentários

Postar um comentário

CONFIRA MUITO MAIS

FIQUE POR DENTRO SAIBA MAIS

Recent Post

Archive

      Labels

      Seguidores